illiya

Jazz: o que é, origem, história e estilos

20 discos de jazz português do Século XXI

Dentre eles, citamos Hermeto Pascoal, Djalma de Andrade (o Bola Sete), Laurindo de Almeida, Heraldo do Monte e Romero Lubambo. Mistura do jazz estadunidense com ritmos latino-americanos como o samba, a salsa, o mambo e o merengue. O termo jazz foi usado pela primeira vez no jornal San Francisco Bulletin em março de 1913, para se referir ao tipo de música tocada por uma orquestra do exército. Já em 1917, saiu o primeiro disco autointitulado como jazz, da Original Dixieland Band. O Dicionário Priberam da Língua Portuguesa (DPLP) é um dicionário online de português.

No início do século XX, a cidade era um caldeirão cultural, onde diferentes influências musicais se encontravam. Foi nesse contexto que surgiram os primeiros grupos de Jazz, formados por músicos afro-americanos que tocavam em clubes e bares locais. Assim como é difícil precisar a origem do nome, o jazz também é um estilo musical de complexa definição. Trata-se de um tipo de música marcada pela improvisação, sem se apegar de forma estruturada a uma partitura, pelo swing e pelos ritmos não lineares. Diferente de outros estilos musicais, onde a música é escrita e executada conforme uma partitura, no Jazz os músicos têm a liberdade de criar e improvisar durante a performance.

discos indispensáveis de jazz português

Jazz Português

O jazz é um estilo musical que nasceu nos EUA na região de Nova Orleans no final do século XIX e início do século XX. Nas décadas seguintes, o Jazz continuou a evoluir e se adaptar às mudanças sociais e culturais. Surgiram novos subgêneros, como o Fusion Jazz, que misturava elementos do Jazz com o rock e o funk, e o Smooth Jazz, que tinha uma sonoridade mais suave e acessível.

Jazz Português

Décadas de 1890-1910

Sua banda, Reliance Brass Band, começou em 1888 e continuou com várias etnias apesar das leis de segregação. Os franco-criolos aproveitavam muitas das oportunidades dos brancos, e grupos de negros participavam em músicas clássicas e em óperas da cidade. Entretanto, a lei de segregação, que entrou em vigor no ano de 1894, classificou a população afro-crioula como “negra”, colocando as duas comunidades em uma só definição. Desde 1857, existia prostituição legalizada na área conhecida como “The Tenderloin”, e em 1897 essa zona de meretrício, próximo a Basin Street, ficou conhecida como “Storyville”, lendário provedor de emprego para os talentos do jazz que surgia. As danças são normalmente inspiradas pelos movimentos de dança africanos, e foram adotadas por um público de pessoas brancas que viram as danças em shows de vaudeville.

Sua carreira acabou abruptamente em 1907, antes que ele gravasse, até então não se sabe ao certo o seu estilo. Suas apresentações nos desfiles e danças de Nova Orleães parecem ter sido exemplos iniciais do improviso no jazz. As origens do blues não estão registradas em documentos, entretanto, elas podem ser vistas como contemporâneas dos negro spirituals. Paul Oliver chamou a atenção à similaridade dos instrumentos, música e função social dos griôs da savana do oeste africano, sob influência Islâmica. Ele notou estudos mostrando a complexidade rítmica da orquestra de tambores da costa da floresta temperada, que sobreviveram relativamente intacta no Haiti e outras partes do oeste das Índias mas não era farta nos Estados Unidos. Ele sugeriu que a música de cordas Jazz Português do interior sudanês se adaptou melhor com a música popular e baladas narrativas, dos ingleses e dos donos de escravos scots-irish e influenciaram tanto o jazz como o blues.

Back to top button